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Certificação

A Águas de Coimbra alcança uma meta de excelência ao obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, implementado na empresa em conformidade com a norma internacional NP EN ISO 9001.

Dia 20 de Janeiro, pelas 11H30, na sede da AC, o Presidente do Conselho de Administração recebe em mãos o Certificado e a Bandeira da APCER, símbolos do reconhecimento de que a Águas de Coimbra se rege pelas melhores práticas internacionais. 

Este reconhecimento de boas práticas ao nível da Qualidade é um marco importante para a empresa que, desta forma, demonstra cumprir os compromissos que assume na sua Política Integrada, relativamente aos seus colaboradores, clientes, accionista, fornecedores, parceiros e comunidade envolvente. 

A Águas de Coimbra presta serviços de interesse público essencial, de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais, servindo um universo de 83 mil clientes no município de Coimbra. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade constituiu um processo muito exigente, que não teria sido possível sem o esforço e dedicação dos colaboradores da empresa. Um processo desta natureza desafia a organização a reestruturar todos os seus procedimentos e métodos de trabalho, assumindo uma dinâmica de melhoria contínua. 

A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, a par das distinções que a empresa obteve recentemente – ECSI, Índice Nacional de Satisfação de Clientes e Prémio de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos, atribuído pela ERSAR -, coloca a empresa num patamar elevado de qualidade de serviço. 

É ambição da Águas de Coimbra ir mais além desta meta de excelência e, nesse sentido, prossegue o processo de implementação do Sistema de Gestão Integrado nas vertentes Ambiente (ISO 14001), Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001) e Responsabilidade Social (SA 8000).

Dia 20 de Janeiro, pelas 11H30, na sede da AC, o Presidente do Conselho de Administração recebe em mãos o Certificado e a Bandeira da APCER, símbolos do reconhecimento de que a Águas de Coimbra se rege pelas melhores práticas internacionais.



Início da obra em Dezembro

Decorreu a 24 de Novembro o acto de assinatura de contrato para a execução da 4.ª fase da Obra de Remodelação da Rede de Água em Várias Zonas do Concelho de Coimbra. 

A sessão, que teve lugar no edifício sede da Águas de Coimbra, na Rua da Alegria, serviu, também, para se proceder a uma exposição desta intervenção que abrange quatro freguesias urbanas: Almedina, Santa Cruz, Sé Nova e Santo António dos Olivais.

Para além da formalização do início desta obra, que decorre da opção estratégica da empresa de reabilitar a rede pública de água, foi ainda ocasião para apresentar um resumo de todas as empreitadas executadas em 2010, destacando os resultados muito positivos ao nível da gestão dos recursos financeiros.


Protocolo

Foi assinado o protocolo de cooperação entre a Águas de Coimbra e a Associação Portuguesa de Direito do Consumo, a 18 de Novembro, no edifício da Rua da Alegria.


No âmbito da sua acção de responsabilidade social, a empresa Águas de Coimbra promoveu um almoço solidário na Casa dos Pobres, que reuniu mais de duas dezenas de convidados. O encontro foi o pretexto para a empresa entregar um donativo simbólico, na altura em que a Casa dos Pobres está quase a conseguir instalar-se no novo edifício, em S. Martinho do Bispo.

O Presidente da AC salientou que “a empresa Águas de Coimbra tem por missão assegurar um serviço de qualidade aos 83 mil clientes que serve no município de Coimbra, mas não esquece que a sua responsabilidade social vai mais longe que isso, o que significa, por exemplo, saber reconhecer o esforço notável que uma instituição como a Casa dos Pobres tem desenvolvido na comunidade em que se insere”. “O valor do nosso donativo é apenas simbólico, mas é um contributo para esta causa e um reconhecimento do valor de todos quantos aqui trabalham diariamente, sob a orientação do Senhor Aníbal Duarte de Almeida”, acrescentou.

O Presidente da Casa dos Pobres agradeceu o contributo e a presença dos convidados que se solidarizaram também com esta iniciativa, enaltecendo que a instituição continua a contar com a boa vontade de muitos amigos da Casa dos Pobres, para que seja possível viabilizar o seu funcionamento diário e a concretização da mudança para as novas instalações. 

A Casa dos Pobres de Coimbra auxilia quase cinco dezenas de utentes e, nas futuras instalações, poderá acolher 60, em óptimas condições. O Presidente desta instituição admite que já seja possível celebrar o Natal de 2010 na nova casa. 


A empresa Águas de Coimbra recebeu o prémio de “Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2010”, na categoria “Qualidade de Serviço de Abastecimento Público de Água prestado aos utilizadores”, no âmbito da avaliação promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pelo Jornal Água & Ambiente, a nível nacional. O Presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra esteve na ExpoÁgua, que teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente, Eng.ª Dulce Pássaro, para receber o troféu. Nas palavras que dirigiu ao júri deste troféu e aos vários representantes do sector da Água, Marcelo Nuno Pereira sublinhou que “a liderança que a Águas de Coimbra alcançou no sector da Água decorre do esforço de modernização da empresa, conseguido através da implementação de ferramentas de gestão que vieram agilizar procedimentos e trazer melhorias de eficácia e eficiência na resposta aos clientes”. O Presidente da Águas de Coimbra aproveitou para recordar que, “já no passado mês de Julho, a empresa Águas de Coimbra foi também declarada como a empresa melhor posicionada do sector da água, no Índice Nacional de Satisfação de Clientes - ECSI Portugal, tendo ficado à frente de várias entidades gestoras do país”.