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Na sequência de trabalhos de manutenção no Reservatório do Chão do Bispo, a AC, Águas de Coimbra, E.E.M. informa os consumidores residentes na Rua dos Caniços, Ladeira da Porteladinha, Portela da Cobiça, Quinta da Romeira, Quinta da Fonte e Areeiro, que poderão ocorrer perturbações no abastecimento domiciliário de água, entre as 15H00 e as 19H00 do dia 09 de Fevereiro. A empresa está a providenciar para que os trabalhos sejam tão céleres quanto possível e fará todos os esforços para encurtar o período de perturbação do fornecimento de água. Pede-se, assim, a melhor compreensão a todos os consumidores pelos incómodos que possam resultar desta situação. O Número Verde da Águas de Coimbra – 800 202 354 – está à disposição dos consumidores para prestar todas as informações e esclarecimentos que considerem necessários.



Na sequência das obras de Remodelação da Rede de Abastecimento de Água em Souselas, no âmbito da Empreitada 12/2011 " REMODELAÇÃO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM VÁRIAS ZONAS DO CONCELHO DE COIMBRA – 5.ª FASE (SISTEMA INFERIOR) – PARTE A", a AC, Águas de Coimbra, E.E.M. informa os consumidores residentes na RUA DA COOPERATIVA, RUA DO MERCADO, RUA DOS CORREIOS (PARTE), LARGO 25 DE ABRIL, RUA DA AZENHA, RUAS ESTREITAS, RUA 1º DE MAIO, RUA DO CENTRAL, TRAVESSA DR ALBERTO DIAS PEREIRA, RUA ALTO DAS EIRAS (PARTE), TRAVESSA TRÁS DAS EIRAS, RUA DO CIMO, RUA DO CHAFARIZ, RUA DA FONTE, AZINHAGA DO ARCO, RUA DO COUÇÃO E RUA NOVA, que irá proceder à interrupção do abastecimento domiciliário de água, entre as 9H00 e as13H30 do dia 10 de fevereiro. As perturbações no abastecimento de água poderão prolongar-se pelas 2 horas seguintes. A empresa está a providenciar para que os trabalhos sejam tão céleres quanto possível e fará todos os esforços para encurtar o período de interrupção do fornecimento de água. Pede-se, assim, a melhor compreensão a todos os consumidores pelos incómodos que possam resultar desta situação.


Têm chegado à Águas de Coimbra vários pedidos de esclarecimento sobre um “inquérito sobre água, consumo de água e satisfação com a qualidade da água”. Este inquérito faz parte de uma campanha agressiva de marketing que recorre a argumentos falsos e alarmistas com o intuito de vender sistemas alegadamente “purificadores” de água a instalar em torneiras domésticas. Segundo a AC apurou, esta empresa, após a realização do inquérito, marca uma visita a casa dos clientes com o intuito de fazer uma análise à água, sem qualquer custo, e com a intenção de realizar experiências e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade. Uma das experiências normalmente efetuadas é a da eletrólise da água da torneira (processo de separação dos elementos químicos presentes na água através da corrente elétrica), que origina uma camada castanha na superfície da água, devido à separação dos diferentes elementos químicos naturalmente presentes na água. Considerando a relevância desta matéria no âmbito da saúde pública, é fundamental clarificar que a água destinada ao consumo humano tem na sua composição diversos sais minerais e outros compostos que, nas quantidades adequadas, são benéficos para a saúde humana, o que significa que a água que bebemos não deve ser isenta destes compostos, o que acontece com a água resultante da passagem por estes aparelhos. A água distribuída pela AC-EEM é obrigatoriamente controlada por análises rigorosas efetuadas na torneira do cliente, de acordo com o Decreto-Lei nº 306/2007, de 28 de Agosto, que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano. Os resultados obtidos são periodicamente divulgados em Edital e na fatura de cada cliente. Para além das análises a que está legalmente obrigada, e que são fiscalizadas pelas entidades competentes, a AC realiza um conjunto significativo de análises adicionais que conferem ainda maior segurança à água que abastece os habitantes do concelho de Coimbra. Assim, vimos por este meio esclarecer todos os consumidores que a água para consumo humano distribuída pela AC-EEM não necessita de qualquer tratamento adicional, uma vez que a mesma é devidamente controlada e adequada para o fim a que se destina. Qualquer tratamento extra efetuado à água por nós distribuída será por conta e risco de cada cliente.


Na sequência dos trabalhos de instalação da rede pública de distribuição de água, no âmbito do Loteamento com o Alvará nº647, a AC, Águas de Coimbra, E.E.M. informa os consumidores, residentes na R. Teófilo Braga, R. Cândido dos Reis, R. Miguel Bombarda, R. Afonso Costa, R. da Fonte, R. da Amizade, Av. Quinta da Nora, Quinta da Talha, Bairro da P.S.P. e Bairro da Fundação Salazar, que irá proceder à interrupção do abastecimento domiciliário de água, entre as 14h00 e as 18h00 do dia 2 de fevereiro de 2012. A empresa está a providenciar para que os trabalhos sejam tão céleres quanto possível e fará todos os esforços para encurtar o período de interrupção do fornecimento de água. Pede-se, assim, a melhor compreensão a todos os consumidores pelos incómodos que possam resultar desta situação. O Número Verde da Águas de Coimbra – 800 202 354 – está à disposição dos consumidores para prestar todas as informações e esclarecimentos que considerem necessários.


Acordo pioneiro assinado com Águas de Barcelona

A empresa municipal Águas de Coimbra (AC) materializou ontem a sua estratégia de internacionalização ao assinar um inédito acordo de cooperação com a espanhola AgBar, uma das maiores empresas do mundo no sector. A parceria facilitará a conquista de oportunidades de negócio, em especial nos países de expressão oficial portuguesa, como, aliás, já acontece, apesar de ser ainda de forma muito incipiente. Abre também portas ao universo dos mais de 26 milhões de clientes da AgBar em vários pontos do globo, designadamente Chile, Reino Unido, China, Colômbia, Argélia, Cuba e México.

Após a assinatura do protocolo, que decorreu nas instalações da empresa municipal, o anfitrião, Marcelo Gonçalves Pereira, sublinhou que o acordo “representa um importante reconhecimento do que a AC é neste momento e, principalmente, do potencial que se reconhece no seu desenvolvimento futuro”. “Com o país mergulhado numa profunda crise, as empresas estão confrontadas com novos e mais exigentes desafios”, afirmou o responsável, defendendo “a necessidade de encontrar soluções inovadoras que alarguem o leque dos produtos e serviços e que permitam aumentar a sua base de receita”.

Neste contexto, a busca de soluções que permitam equilibrar a receita, aliviando a pressão sobre os consumidores é ainda mais importante, considera o presidente das AC. Num mundo cada vez mais global e competitivo, também no sector da água, a empresa municipal de Coimbra passa a ter acesso à “enorme experiência e know-how da AgBar, saltando de forma mais rápida e consistente etapas do seu processo de desenvolvimento e crescimento e abordar com maior confiança e com o apoio de uma marca líder a nível mundial, a aproximação a outros mercados”, salientou ainda Marcelo Gonçalves Pereira.

Por sua vez, Jesus Garcia, director-geral da AgBar Solutions, afirmou que a AC “é uma empresa com um alto nível de desempenho, líder no mercado português”, prevendo que evolua “no futuro, para uma empresa de excelência com dimensão mundial”. O responsável enfatizou ainda que a empresa portuguesa poderá ser a “montra” de que ambas as entidades passam a dispor para “mostrar ao resto do mundo, especialmente aos países de língua portuguesa, a boa forma de gerir serviços de água”.

Barbosa de Melo, o presidente da Câmara de Coimbra, realçou, por sua vez, que este acordo abre portas a Coimbra, e não apenas à AC: “É uma enorme oportunidade para a reconhecida capacidade criativa da cidade, dos seus empresários, dos seus investigadores, estudantes e agentes económicos, através de projectos inovadores que possam ser economicamente interessantes e que tenham aplicação viável junto do universo de clientes da AgBar”.

A Agbar, Sociedade Geral de Águas de Barcelona, SA, é uma das maiores empresas do mundo do sector, com um historial de mais de 140 anos. Tem actualmente mais de 26 milhões de clientes em vários países, como Chile, Reino Unido, China, Colômbia, Argélia, Cuba e México. Reúne várias entidades, tais como a Águas de Barcelona e Sorea, Águas de Murcia, Bristol Water e Jiangsu Water, entre outras.

Os seus cerca de 14 mil funcionários garantem à empresa um volume de negócios consolidado de aproximadamente 3.300 milhões de euros. A sua marca “Aqualogy” representa o seu notável dinamismo e capacidade de inovação, que fazem desta empresa uma das mais relevantes e respeitadas do sector a nível mundial.

A empresa Águas de Coimbra foi considerada, em 2010, a melhor do sector, no Índice Nacional de Satisfação de Clientes, de acordo com os parâmetros do European Customer Satisfaction Index (ECSI). No mesmo ano, recebeu o Prémio de Qualidade de Serviço de Abastecimento de Água, atribuído pela ERSAR e pelo jornal “Água e Ambiente”. Em 2011, a empresa foi escolhida para formar técnicos de S. Tomé e Príncipe e, assim, aplicar este modelo de gestão e conhecimentos naquele país.

Certificada com a norma de Gestão de Qualidade ISO 9001, a Águas de Coimbra tem em curso as seguintes certificações: ISO 14001, do Ambiente, OHSAS 18001, de Segurança e Saúde no Trabalho, e SA 8000, de Responsabilidade Social.

A empresa tem uma situação económico-financeira estável tendo revelado uma significativa melhoria de todos os seus indicadores de performance nos últimos dois anos.