Museu da Água de Coimbra

Museu da Água de Coimbra

O protocolo estabelecido entre a Sociedade CoimbraPolis e a Câmara Municipal de Coimbra permitiu recuperar, dinamizar e devolver à cidade o edifício da antiga Estação de Captação de Água. Graças a este projeto, no qual participa a empresa municipal Águas de Coimbra, é possível usufruir de um belíssimo espaço museológico - Museu da Água de Coimbra -, que se enquadra no Parque da Cidade.

O edifício que outrora albergou a Estação de Captação de Água apresenta-se como um espaço natural para a Águas de Coimbra comunicar com a cidade.

O espaço museológico que aqui se apresenta é o meio privilegiado para a Águas de Coimbra concretizar a sua ação de cidadania. É um espaço aberto, dinâmico, interativo e, acima de tudo, um espaço de criatividade. A Águas de Coimbra tem procurado intervir junto dos públicos mais jovens, no sentido de os ensinar a valorizar as questões ambientais e, em especial, o recurso água. Nesse sentido, as escolas são, naturalmente, o público privilegiado deste projeto. Mas não só. Há lugar para todos os cidadãos num espaço que tem como conceito a valorização ambiental.

2018

A atual Lei de Bases da Política de Ambiente reforça a Educação Ambiental como um dos objetivos da política do Ambiente, apostando na educação para o desenvolvimento sustentável e dotando os cidadãos de competências ambientais num processo contínuo que promove a cidadania participativa e apela à responsabilização.

A aposta numa Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) é a garantia para projetar uma sociedade mais inovadora, inclusive e empreendedora, estimulando o debate público sobre os valores associados ao Desenvolvimento Sustentável.

Indo ao encontro do objetivo de dar continuidade à intervenção pedagógica e cultural na comunidade de forma mais eficaz, o Plano de Atividades do Museu da Água de Coimbra, para 2018, inclui:

  • um conjunto diversificado de iniciativas de Educação e Sensibilização Ambiental que tem como objetivo informar e esclarecer as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, procurando transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção e defesa dos valores naturais;
  • uma agenda cultural que procura chegar a todos os públicos e gerações, através de exposições, instalações artísticas, conferências, workshops e momentos musicais, dando realce a autores locais e nacionais – conceituados a nível internacional – e descobrindo novos valores das artes. 

Principais objetivos do Museu da Água

  1. compreender o ciclo hidrológico e o ciclo urbano da água
  2. perceber a importância da água no contexto do desenvolvimento das populações, nomeadamente no favorecimento das condições de vida da população;
  3. sensibilizar para as temáticas da poluição, desperdício da água e uso eficiente dos recursos;
  4. valorizar o património natural e histórico relacionado com o abastecimento de água;
  5. criar laços de afetividade com o património da Água.

 


© 2018 Águas de Coimbra. Todos os direitos reservados. MediaPrimer