A Empresa Municipal Águas de Coimbra continua a destacar-se no estudo que avalia o nível de satisfação do cliente, que a Associação Portuguesa para a Qualidade e a Universidade Nova de Lisboa realizam, anualmente. Em 2022, a empresa municipal volta a alcançar a cotação máxima no BECX (Best European Customer Experience), ou Melhor Experiência do Cliente.
Importa sublinhar que a consistência dos resultados ao longo dos anos – a Águas de Coimbra já conquista esta distinção há 12 anos -, é um caso inédito no âmbito deste estudo, que é realizado a nível nacional para aferir o nível de satisfação dos clientes relativamente aos setores de serviços: Águas, Banca, Seguros, Telecomunicações, Eletricidade e Gás.
O BECX avalia oito indicadores e, em cada um deles, diferentes variáveis: Emoções (pretende conhecer as emoções que a empresa desperta no consumidor), Esforço (estima o esforço do cliente para interagir com a empresa e resolver problemas), Incidentes (se o cliente teve experiências negativas ou positivas com a empresa), Multicanalidade (diversidade de canais que ligam o cliente à empresa, para a contactar e adquirir serviços), Qualidade (satisfação global com produtos e serviços), Valor (perceção do valor da empresa), Experiência (a variável de referência do estudo) e Lealdade (avalia o impacto das outras variáveis na lealdade). A cada indicador corresponde um conjunto de questões detalhadas, que compõem o questionário realizado a uma amostra representativa de clientes da empresa.
Em 2022, a Águas de Coimbra liderou o estudo em cinco destes indicadores (Emoções, Valor, Qualidade, Lealdade e Experiência); partilhou a liderança no índice de Esforço, e ficou em segundo lugar nos indicadores de Multicanalidade e Incidentes.
Nos parâmetros em que a Águas de Coimbra se destaca, os clientes continuam a dar nota muito elevada à qualidade da água fornecida, à fiabilidade da água que consomem, à qualidade das instalações, à avaliação que fazem da qualidade da água considerando o preço que pagam, à experiência positiva que têm com a empresa, à periodicidade da faturação, ao facto de se sentirem bem tratados globalmente nos canais disponíveis, fazendo uma boa avaliação das emoções que a empresa gera, nomeadamente, benevolência, simpatia, gratidão, compromisso e segurança.
União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Junta de Freguesia de São João do Campo, Freguesia de São Silvestre e União das freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa: Alcarraques, Antuzede (parte baixa), Quintã (parte baixa), Cidreira (parte baixa), Geria, São Facundo, São João do Campo (parte baixa), São Silvestre (parte baixa), Quimbres e São Martinho de Árvore.
No âmbito de trabalhos de manutenção na rede de distribuição de água, a Empresa Municipal Águas de Coimbra informa os consumidores residentes nos locais acima indicados, que irá proceder à interrupção do abastecimento domiciliário de água, entre as 23h00 do dia 3 e as 5h00 do dia 4 de fevereiro de 2023.
A Águas de Coimbra está a providenciar para que os trabalhos sejam tão céleres quanto possível e envidará todos os esforços para encurtar o período de interrupção do fornecimento de água.
Pede-se, assim, a melhor compreensão a todos os consumidores pelos incómodos que possam resultar desta situação. Estamos à disposição para prestar as informações que forem necessárias, pelo telefone 239 096 000 ou por correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
O Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, foi a data escolhida pela Águas de Coimbra para realizar uma jornada de reflexão profunda sobre o setor da Água, em Portugal. Para tal, a empresa municipal convidou um conjunto de especialistas com vasta experiência neste setor, bem como personalidades dos quadrantes político e académico, que irão participar neste debate alargado.
“Secas e Cheias: Uma inevitabilidade no contexto das alterações climáticas? - Soluções estruturais e não estruturais” é o grande tema da conferência, que irá ter lugar no Convento São Francisco, com as inscrições a abrir dentro de poucos dias.
A ameaça de escassez de água, bem como a ocorrência de cheias são temas que ocupam regularmente a agenda mediática, causando uma preocupação generalizada na população. Sobre as respostas que o setor consegue dar para prevenir cenários extremos e as soluções que podem ajudar a mitigar o seu impacto, importa ouvir especialistas e responsáveis políticos.
A empresa municipal Águas de Coimbra viu renovada a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, pela SGS, em conformidade com a norma ISO 9001.
A certificação do sistema de gestão da qualidade continua a ser uma ferramenta de gestão essencial para a valorização dos recursos existentes e a constante melhoria do desempenho global da organização. É, além disso, um indispensável fator de confiança para os clientes que a Águas de Coimbra serve e para as restantes partes interessadas: colaboradores, fornecedores, acionista, empresas e entidades do setor da água e comunidade envolvente.
Ao alinhar os procedimentos da organização com as exigências desta norma, a empresa municipal assume que mantém o foco na gestão eficaz dos processos e que contempla as melhores práticas da gestão da qualidade. A ISO 9001 é fundamental para a introdução de melhorias no desempenho da organização, permitindo identificar eventuais problemas e antecipar as respetivas soluções.
A equipa que auditou a implementação da ISO 9001 na Águas de Coimbra reconheceu o esforço da empresa em prosseguir um princípio de melhoria contínua dos processos, com foco na satisfação dos clientes. Verificou, ainda, que a conformidade com os princípios da Norma no âmbito da gestão do projeto, da construção e exploração dos sistemas municipais de abastecimento de água e de drenagem das águas residuais, se deve ao envolvimento dos seus colaboradores, à sua competência técnica e à eficácia demonstrada na abordagem de processos.
Nesta auditoria, foi também salientada a evolução do sistema de gestão e da sua eficiência, nomeadamente pela expansão do método de contagem do consumo de água por telemetria (atualmente, em 70 por cento dos clientes), e da implementação de software de gestão nas áreas operacionais e de manutenção preventiva.