A Águas de Coimbra é pela quarta vez a empresa melhor posicionada do sector da água, no Índice Nacional de Satisfação de Clientes - ECSI Portugal.
O modelo de avaliação ECSI (European Customer Satisfaction Index) foi aplicado a vários sectores de serviços.
Recorde-se que a Águas de Coimbra em 2009 ficou em 1º lugar, em 2010 manteve e reforçou a sua posição em termos de território continental, cedendo a 1ª posição para os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada, em 2011 e 2012 voltou a ocupar a 1ª posição no ranking.
Salienta-se que, a Águas de Coimbra continua a ser a empresa melhor posicionada nos 8 indicadores estudados:
- Imagem
- Expectativas
- Qualidade apercebida
- Valor apercebido
- Satisfação
- Reclamações
- Confiança
- Lealdade
Este estudo permitiu avaliar, também, os hábitos de consumo e, os clientes da Águas de Coimbra foram questionados sobre os fins de utilização da água da torneira.
De destacar que 86,9% dos entrevistados refere utilizar a água da torneira para beber, percentagem claramente superior à estimada para o conjunto do sector das Águas (70,5%).
O ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, é um sistema de medida da qualidade de bens e serviços disponíveis no mercado nacional, que permite disponibilizar às empresas informação estratégica sobre a satisfação dos seus clientes, contribuindo assim para melhorar a sua competitividade.
A metodologia adotada consiste na realização de um inquérito junto dos clientes de cada marca/empresa estudada, na especificação e estimação de um modelo de satisfação do cliente, sendo os resultados agregados ao nível de cada setor de atividade.
O ECSI Portugal tem sido desenvolvido ininterruptamente desde 1999 no âmbito de uma parceria estabelecida pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-NOVA), abrangendo vários setores de atividade da economia nacional.
Em 2013, na sua 15ª edição, foram estudados os setores das Águas, Banca, Combustíveis, Comunicações, Eletricidade, Gás em Garrafa, Gás Natural, Transportes Públicos de Passageiros e Seguros.