“Aquedutos de Portugal – água e património”

No âmbito do que é a nossa responsabilidade social, enquanto empresa, a Águas de Coimbra através do Museu da Água tenta dar o seu contributo para a sustentabilidade ambiental e para a valorização do Rio Mondego, realização de acções de educação e sensibilização ambiental junto das populações.

Hoje, para assinalar o Dia Nacional da Água, a Águas de Coimbra em parceria com a Águas do Mondego e com o Museu Municipal de Coimbra, apresentou a exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal – Água e Património” da autoria de Pedro Inácio. Uma exposição composta por 21 fotografia, que convida a uma viagem pelos aquedutos de Portugal, elementos patrimoniais da nossa paisagem.

Conforme regista o professor doutor José Amado Mendes, “Os aquedutos, elementos essenciais dos tradicionais sistemas de abastecimento de água, constituem obras de engenharia espetaculares e monumentos industriais de grande valor histórico e cultural. Até ao advento do sistema de abastecimento domiciliário de água (a partir de meados do século XIX), era através dos aquedutos que a água chegava a conventos e outras instituições, bem como às fontes e fontanários onde as populações recolhiam o precioso líquido, indispensável à vida. Após anos de investigação sobre os aquedutos portugueses e da publicação de trabalhos como Aquedutos Portugueses ‒ Arte e Património, o Dr. Pedro Inácio expõe agora excelentes testemunhos fotográficos. Deste modo, contribui para um melhor conhecimento e preservação deste tipo de património cultural da água, merecedor da maior atenção no âmbito do turismo cultural, em fase de nítido desenvolvimento”