Águas de Coimbra vence no sector da água

Águas de Coimbra vence no sector da água

A Águas de Coimbra é a empresa melhor posicionada do sector da água, no Índice Nacional de Satisfação de Clientes - ECSI Portugal - cujos resultados foram divulgados em sessão de apresentação pública, que teve lugar no Instituto Português da Qualidade, na Caparica.

O modelo de avaliação ECSI (European Customer Satisfaction Index) foi aplicado a vários sectores de serviços: Águas, Banca, Comunicações, Transportes de Passageiros, Gás, Combustíveis e Seguros, pela realização de 16.918 entrevistas, na totalidade das empresas apreciadas. No sector da Água, foram avaliadas 14 entidades gestoras, de Norte a Sul do país, sendo que a Águas de Coimbra foi aquela que apresentou os melhores indicadores de satisfação dos consumidores. Nos restantes sectores em análise, verificou-se que as marcas que geram mais satisfação são a Vodafone, a Galp Energia, o Metropolitano de Lisboa e o Grupo PT.

Na sessão de divulgação dos resultados, o Presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra sublinhou que “esta distinção ganha especial relevância quando falamos de um contexto de escassa concorrência, em que mais dificilmente se reúnem as condições para que as empresas operem eficientemente, salvaguardando sempre os interesses dos consumidores e a universalidade no acesso a um serviço que é essencial (em quantidade e qualidade) ”. Marcelo Nuno Gonçalves Pereira acrescentou, ainda, “as condições socioeconómicas altamente adversas em que as entidades gestoras operam actualmente, em que os consumidores vão revelando um sentido de exigência cada vez mais acentuado relativamente à qualidade dos serviços que lhe são prestados”.

Falando dos resultados no sector da água, o Presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) afirmou que “as empresas modernas, auto-sustentáveis económica, financeira e ambientalmente, tecnologicamente avançadas, eficientes na gestão dos recursos e com a exacta noção da especificidade do sector em que se inserem, não devem recear ser avaliadas através de instrumentos internacionalmente consagrados, pelos seus clientes e consumidores”. No caso das Águas, acrescentou que “a relação da prestação de serviços com aspectos vários em que se inclui a promoção e garantia de elevados padrões de saúde pública, a avaliação e a percepção dos consumidores é ainda mais relevante”, concluiu Rui Godinho, da APDA. 

Finalmente, o Presidente da Águas de Coimbra agradeceu este prémio, “em primeiro lugar, em nome dos munícipes de Coimbra, depois em nome dos responsáveis políticos e gestores que souberam apostar na empresa e dotá-la dos meios necessários para que ela atingisse este nível de qualidade do serviço, e, ainda, em nome de toda a equipa de colaboradores da Águas de Coimbra”.