Águas Vivas celebram 3º Aniversário do Museu

A assinalar o Dia Mundial da Água e a celebrar o terceiro ano de portas abertas, o Museu da Água de Coimbra apresenta, de 22 de Março a 29 de Abril, a exposição/ instalação artística Águas Vivas, da autoria de Silvestre Pestana.

A instalação resulta a obra escultórica deste artista madeirense. A propósito da exibição deste trabalho, o autor sublinha que, “com a arte de "Águas Vivas", o Museu da Água ergue gesto solidário à causa madeirense, e abre assim, em manifesto, um novo caminho de reflexão sobre o respeito e zelo que a água obriga e a todo o momento nos merece”.

museu da água consolidou o seu projecto no 3.º ano de actividade

O Museu da Água de Coimbra está quase a entrar no 4.º ano de vida. É já a 22 de Março que este projecto museológico assinala o 3.º aniversário. O balanço deste último ano, que decorreu sob a temática “Os Desafios da Água no Século XXI”, não podia ser mais positivo. Desde a qualidade das exposições e instalações artísticas, passando pelos fóruns de diálogo abertos à comunidade, até à nomeação do Museu para o galardão do European Museum Forum, 2009 foi sem dúvida o ano em que este projecto atingiu a sua maturidade.

Recorde-se que o Museu da Água de Coimbra nasceu a 22 de Março de 2007, da recuperação do edifício da primeira captação de água de Coimbra, situado no Parque Dr. Manuel Braga, acolhendo desde então um Centro de Interpretação Ambiental e um programa de actividades anual, que tem sempre como inspiração o elemento Água.

O Museu da Água de Coimbra é o lugar onde a empresa se encontra com a comunidade. É um espaço concebido sob o conceito da chamada “nova museologia”, preconizando que os museus actuais, embora não descurem os seus objectivos tradicionais - de reunir, coleccionar, estudar, preservar e divulgar o respectivo património -, têm vindo a reforçar outros aspectos fundamentais, nomeadamente a dinamização cultural, a comunicação e a educação.