Deputados municipais visitaram a AC

A Águas de Coimbra recebeu a visita dos deputados municipais Maló de Abreu, Pignatelli Queirós e Paulo Almeida, que solicitaram uma reunião com a administração da empresa para se inteirarem das suas principais linhas de actuação.

O presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, Marcelo Nuno, respondeu à solicitação dos deputados municipais, promovendo uma sessão de esclarecimento sobre as principais questões que afectam a actividade e a estratégia da empresa, nomeadamente o plano de investimentos definido para este ano.

Após uma apresentação exaustiva dos resultados que a empresa tem vindo a alcançar, com taxas de cobertura dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que já se situam nos 100 e 95%, respectivamente, o presidente da AC sublinhou que a empresa encerra um ciclo em que se intensificou o investimento na ampliação da rede de saneamento, para agora concentrar esforços na modernização da rede de pública de água. Este investimento na renovação da rede contribui decisivamente para a qualidade do serviço prestado e para a redução de perdas de água (que resultam da deterioração das tubagens antigas), com resultados positivos a nível económico e ambiental.

O encontro serviu ainda para abordar questões mais sensíveis, como a actualização do tarifário da empresa, situada nos 5,3 %, esclarecendo a administração da AC que este valor não é suficiente para a garantia total da sustentabilidade económica e financeira dos sistemas, mas pretende-se que a actualização desse valor não penalize excessivamente os utilizadores (daí manter-se inalterada a tarifa social), onerando aqueles que consomem em maior quantidade.

Finalmente, os deputados municipais aproveitaram a ocasião para debater algumas questões sobre a área de actuação da empresa, o seu enquadramento futuro no sector da água e a política de sensibilização ambiental que a empresa tem vindo a assumir.

A visita dos representantes da Assembleia Municipal à Águas de Coimbra insere-se na agenda daquele órgão deliberativo, num enquadramento de diálogo aberto e profícuo que tem vindo a promover com as principais empresas e instituições do município.