Investimento em telemetria avança para a segunda fase

A empresa municipal Águas de Coimbra já deu início à segunda fase de implementação do projeto de telemetria, avançando com a instalação de mais 14 140 contadores equipados com esta tecnologia.

Recorde-se que os primeiros 6700 contadores preparados para serem monitorizados à distância foram instalados no primeiro trimestre de 2017, no designado sistema da Cumeada, que abrange zonas residenciais da Baixa, da Alta, de Celas e de parte da Solum.

Estando o sistema de telemetria a operar há mais de meio ano, com este conjunto de clientes, e após uma avaliação técnica positiva deste período de funcionamento, a AC decidiu avançar com a segunda fase do projeto, agora no sistema de Pinhal de Marrocos, que inclui grande parte da Solum, Bairro Norton de Matos, Pinhal de Marrocos e Quinta da Portela.

Este projeto baseia-se na tecnologia de telemetria de longo alcance (rádio VHF) e prevê a instalação de um total de 20.840 contadores de água, correspondendo a um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Com esta solução tecnológica, os contadores ficam ligados por rádio frequência a equipamentos concentradores, que, por sua vez, emitem via GSM/GPRS para o sistema central, onde são recolhidos e processados os dados.

As vantagens da telecontagem são claras e beneficiam não só a relação comercial com o cliente, como também a eficiência dos serviços. A faturação passa a ser feita com base na leitura real, eliminando a estimativa de consumo. Para além disso, esta tecnologia é, como já se referiu, um excelente instrumento na luta contra as perdas de água, já que permite, com maior celeridade, detetar fugas nos sistemas.

Além destas vantagens, há outras. O sistema de telemetria permite que, sem sair das instalações da AC, seja possível, através de um sistema de alertas, perceber se, relativamente aos clientes que possuem esta tecnologia, existe um consumo excessivo, ausência de consumo ou um consumo permanente. Em qualquer um destes casos, a empresa consegue rapidamente perceber o problema, avisar o cliente e intervir, se houver necessidade.

Neste processo de aquisição e implementação de um sistema de telemetria, a AC tem estado atenta às questões de segurança inerentes à solução técnica de transmissão de dados via rádio VHS, assegurando junto da empresa fornecedora que os equipamentos que serão instalados estão devidamente testados contra quaisquer tentativas de fraude.

Os dados que chegam em permanência à unidade central permitem, aos serviços da AC, detetar situações anómalas, como a verificação de consumo de água numa instalação que não tenha contrato ativo, ou casos de vandalismo, se o equipamento se danificar.