Utilização de contador

Cada vez que um consumidor se dirige à Empresa para reclamar um consumo elevado de água, a sua primeira ideia é que o contador está avariado.

O tipo de contadores utilizados na contagem de água doméstica é o denominado contador volumétrico.

Este modelo de contador, tem o seu princípio funcional assente num êmbolo de volume determinado, que ao ser unicamente atravessado pela água o põe em movimento, transmitido este movimento a uma relojoaria, onde é registado o volume de água atravessada.

Atendendo ao seu princípio funcional, é fisicamente impossivel proceder a um registo superior aquela quantidade de água que o atravessa.

Quando ocorre qualquer anomalia na rede que obstrui total ou parcialmente o contador, o consumidor queixa-se habitualmente de falta de pressão, não deixando contudo na maior parte das vezes de continuar a ter abastecimento, só que o contador mecanicamente fica parado, logo sem registo de consumo.

Antes de serem colocados no consumidor, todos os contadores estão sujeitos a ensaios de 1ª verificação.

A Empresa Águas de Coimbra tem o seu Laboratório de Contadores de Água Potável Fria qualificado pelo I.P.Q. (Instituto Português de Qualidade) como Reparador/Instalador de Contadores de Água Potável Fria nº 103.60.96.6.157.

Aí, em conformidade com a Norma Portuguesa 2470, ( NP-2470 ) são ensaiados em bancos de ensaios volumétricos, cujas bilhas bem como todos os manómetros são ensaiados periodicamente por entidades certificadas no Sistema Português de Qualidade, todos o contadores a instalar futuramente num consumidor.

Os resultados desses ensaios são registados informaticamente e disponibilizados para consulta impressa, após solicitação de aferição de contador.

Se pretender requisitar a aferição do seu contador, poderá efectuá-la no atendimento geral mediante o pagamento da respectiva tarifa (conforme tarifário).