Missão
Na AC temos por missão assegurar o abastecimento de água e a drenagem de águas residuais, bem como a prestação de serviços associados.
Visão
Ambicionamos ser uma das referências nacionais ao nível das Entidades Gestoras de sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, em baixa, através da prestação de serviços de excelência aos clientes e da criação de sinergias com as instituições do saber e do fazer.
Valores
Enquanto colaboradores da AC a nossa atuação norteia-se por padrões de conduta, designadamente:
Ética: atuamos com transparência, equidade, honestidade, respeito e lealdade. Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente.
Espírito de equipa: privilegiamos o diálogo, a partilha e a cooperação entre nós. Promovemos o estabelecimento de parcerias com organizações envolventes para alcance de benefícios mútuos. Consolidação do sentido de pertença e integração.
Excelência: consideramos que com um elevado nível de exigência quanto ao nosso desempenho podemos alcançar a total satisfação dos nossos clientes e a melhoria contínua. A superação, ambição, exigência e criatividade são determinantes para a excelência. Compromisso com o crescimento e resultados.
Liderança: assumimos o papel de agentes de mudança no setor da água, envolvendo todos os elementos da organização numa atitude de ambição e referência, tendo como visão a descoberta de novas oportunidades.
Serviço público: atuamos com transparência e rigor, comprometidos com a sustentabilidade do recurso que exploramos e com a satisfação das necessidades da comunidade que servimos.
Ao adotarmos este conjunto de valores pretendemos reforçar os laços de confiança com os nossos clientes, com o acionista, com os fornecedores, outros parceiros da sociedade envolvente e demais partes interessadas.
A Empresa Municipal Águas de Coimbra tem como principal desafio desempenhar diariamente a sua missão com elevados padrões de qualidade, pois só dessa forma alcançará a sua missão.
Neste sentido, a AC definiu as seguintes linhas de orientação estratégica:
- Prestar serviços de excelência aos clientes: Garantir o fornecimento de água e a drenagem de águas residuais de modo contínuo, seguro, de elevada qualidade e enquadrado em princípios de sustentabilidade técnico-económica, ambiental e social.
- Gerar sinergias com instituições do saber e do fazer: implementar projetos de parceria para promover serviços diferenciados e melhoria na gestão.
- Garantir a sustentabilidade da empresa: Otimizar o desempenho operacional e dos seus recursos materiais e humanos. A Águas de Coimbra irá prestar a maior e a mais empenhada atenção às oportunidades que os próximos quadros de financiamento e cofinanciamento, nacional e europeu, nos colocarão à disposição.
Política da Qualidade da Águas de Coimbra
No âmbito da atividade da Águas de Coimbra comprometemo-nos a:
- Fortalecer a relação com os clientes e demais partes interessadas, pela satisfação das suas necessidades e superação das expetativas;
- Disponibilizar serviços de excelência adotando práticas inovadoras no setor;
- Disponibilizar água segura a todos os Clientes e Utilizadores;
- Orientar, motivar e desenvolver o potencial de todos os trabalhadores;
- Contribuir para a sustentabilidade e educação ambiental;
- Cumprir os requisitos estatutários, regulamentares e normativos (ISO9001), bem como melhorar continuamente o desempenho e a eficácia do nosso sistema de gestão.