Museu da Água de Coimbra

Antiga Estação Elevatória do Parque

O protocolo estabelecido entre a Sociedade CoimbraPolis e a Câmara Municipal de Coimbra permitiu recuperar, dinamizar e devolver à cidade o edifício da antiga Estação de Captação de Água. Graças a este projeto, no qual participa a empresa municipal Águas de Coimbra, é possível usufruir de um belíssimo espaço museológico, que se enquadra no Parque da Cidade.

O edifício que outrora albergou a Estação de Captação de Água apresenta-se como um espaço natural para a Águas de Coimbra comunicar com a cidade.

O espaço museológico que aqui se apresenta é o meio privilegiado para a Águas de Coimbra concretizar a sua ação de cidadania. É um espaço aberto, dinâmico, interativo e, acima de tudo, um espaço de criatividade. A Águas de Coimbra tem procurado intervir junto dos públicos mais jovens, no sentido de os ensinar a valorizar as questões ambientais e, em especial, o recurso água. Nesse sentido, as escolas são, naturalmente, o público privilegiado deste projeto. Mas não só. Há lugar para todos os cidadãos num espaço que tem como conceito a valorização ambiental.

Assumindo o papel que nos compete, temos como ambição aumentar o nosso impacto ambiental positivo, demonstrando o nosso compromisso colaborativo com as prioridades globais, preconizadas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, ao mesmo tempo que pretendemos dar continuidade à intervenção pedagógica e de cidadania na comunidade, dinamizando projetos para todos.

Em 2023, a Antiga Estação Elevatória do Parque irá promover:

  1. Um conjunto diversificado de visitas e oficinas, orientadas para a comunidade escolar. Atividades abrangentes e flexíveis que estimulam o pensamento, a criatividade e valorizam a aprendizagem pela experimentação.
  2. Um ciclo de cinema, dedicado à temática “Cinema de emergência e de impacto”, extensão oficial do CineEco-Seia.
  3. Um conjunto de workshops, conversas, debates, entre outros, destinados às famílias e público geral. Atividades que estimulam o pensamento crítico, incitam a discussão e contribuem para aumentar a literacia para a sustentabilidade através da promoção de boas práticas de gestão dos recursos hídricos, fomentando o conhecimento da matéria relacionada com o uso eficiente da água, a melhoria da qualidade da água e redução da poluição, o restauro dos ecossistemas, a importância da água na saúde humana e a qualidade de vida das cidades e das comunidades.
    Neste contexto, são ainda de destacar os projetos traçados para assinalar os dias comemorativos da Água: Dia Mundial e Dia Nacional da Água (22 de março e 1 de outubro).

Principais objetivos da Antiga Estação Elevatória do Parque:

  1. Compreender o ciclo hidrológico e o ciclo urbano da água;
  2. Perceber a importância da água no contexto do desenvolvimento das populações, nomeadamente no favorecimento das condições de vida da população;
  3. Sensibilizar para as temáticas da poluição, do desperdício da água e do uso eficiente dos recursos;
  4. Valorizar o património natural e histórico relacionado com o abastecimento de água;
  5. Valorizar e promover o património da Água;
  6. Contribuir para a promoção da relação entre o saber científico e a sociedade.

Horário de funcionamento - segunda a sexta-feira | 10h00-13h00 e 14h00-18h00. Encerrado ao fim-de-semana.